Conespi quer esclarecimentos sobre zona azul, vicinal da Ceasa e vai debater reformas da Previdência

IMG_20160718_093133755_HDRO Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) quer esclarecimentos da Prefeitura local sobre o funcionamento da Zona Azul, principalmente, com relação à sua expansão, e sobre a necessidade de recuperação da vicinal que liga a rodovia Piracicaba-Tietê (Cornélio Pires) à Ceasa. A decisão de cobrar esclarecimento da Prefeitura de Piracicaba sobre estes dois temas foi tomada nesta manhã de segunda-feira, 18 de julho, durante reunião que aconteceu na Regional da Força Sindical, quando também foi deliberado que a entidade estará promovendo um seminário, com a participação de especialistas, para debater a atual situação da Previdência Social, que o governo federal acena com a necessidade de reforma, inclusive ampliando o tempo de trabalho e de vida para garantir a aposentadoria aos contribuintes.

De acordo com o presidente do Conespi, Milton Costa, a ampliação da área que passou a contar com o serviço de zona azul tem gerado insatisfação e reclamação por parte da população. “O sistema, que começou inicialmente na região central da cidade, atualmente foi expandido para diversas regiões da cidade, o que tem gerado muita reclamação. Por isso, decidimos solicitar uma posição da Prefeitura, através do secretário municipal de Trânsito e Transporte, Jorge Akira, para que nos esclareça o funcionamento do sistema da zona azul e, inclusive, se entendemos que está havendo abuso, unicamente com a intenção de favorecer a empresa Stapar ou de gerar multas, vamos pedir a revisão pelo menos de parte deste sistema”, ressalta.

IMG_20160718_095303590_HDRCom relação à recuperação da vicinal do Ceasa, em função do grande número de trabalhadores que circulam pela rodovia, o Conespi quer esclarecimento sobre de quem é a responsabilidade pela execução da obra. “São inúmeras as reclamações, inclusive abaixo-assinado já foi feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, mas até agora ninguém se colocou como responsável pela recuperação desta vicinal que está tomada pelos buracos e, praticamente, intransitável, estando perigosa e colocando em risco a vida de quem transita por lá”, completa o presidente do Conespi.

Sobre a reforma da Previdência Social, para saber qual é, realmente, a realidade, tanto quanto à arrecadação como sobre as despesas com pagamento de aposentadoria e pensões, o Conespi vai promover um seminário na cidade, reunindo especialistas, para ajudar a esclarecer a opinião pública. “Hoje, cada um fala uma coisa, o governo diz que a Previdência é deficitária, enquanto que especialistas dizem que ela opera com superávit. Diante disso, temos que ter informações precisas, para defender com clareza uma posição sobre este tema”, ressalta Milton Costa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/