Conespi recebe secretário do Trabalho e quer funcionários para evitar fechamento da gerência do MTE na cidade

WhatsApp Image 2018-01-26 at 11.51.32O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), entidade que reúne 30 sindicatos e que representam cerca de 200 mil trabalhadores da ativa e aposentados, recebeu nesta manhã de sexta-feira, 26 de janeiro, o secretário estadual do Trabalho, José Luiz Ribeiro, que falou do trabalho à frente da pasta ao longo de quase três anos e da importância do fortalecimento do movimento sindical na defesa dos trabalhadores. No encontro, realizado no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, o presidente do Conespi, Wagner da Silveira, o Juca dos Metalúrgicos, chamou a atenção para a situação da gerência do Ministério do Trabalho na cidade, que enfrenta escassez de funcionários e pode até fechar.

De acordo com Wagner da Silveira, o convênio com a empresa terceirizada que fazia o serviço de recepção acabou e não há funcionários no Ministério do Trabalho para fazer esta função, assim como há possibilidade de que nos próximos dias, o prédio deixe de passar por faxina, uma vez que também não deve ser renovado o contrato com a empresa que fornece funcionários para limpeza.

Diante desta situação, inclusive levada ao Conespi pelo gerente do Ministério do Trabalho na cidade, Antenor Varolla, o secretário José Luiz Ribeiro se comprometeu, na próxima semana, a entregar pessoalmente no Ministério do Trabalho, em Brasília, documento do movimento sindical local relatando a situação do órgão na cidade, que atende pelo menos 26 municípios da região. “Apesar de o país estar sem ministro do Trabalho, temos que unir as nossas forças e mostrar esta realidade, do contrário, a Gerência do Ministério do Trabalho em Piracicaba, corre o risco de fechar e os maiores prejudicados serão os trabalhadores”, disse o presidente do Conespi.

Na reunião, além de expor o trabalho que tem desenvolvido à frente da Secretaria Estadual do Trabalho, José Ribeiro agradeceu todo apoio recebido do Conespi e se colocou à disposição da entidade para continuar ajudando o movimento sindical de Piracicaba nas ações em defesa dos trabalhadores, principalmente com as medidas provocadas pela reforma trabalhista. O secretário, que deixa a pasta em abril, para ser candidato a deputado federal, diz que o movimento sindical precisa se unir ainda mais e fazer do Conespi uma ferramenta importante de apoio aos sindicatos nas campanhas salariais, como os sindicatos patronais já contam, para que se possa igualar o poder de força dos trabalhadores.

Ao longo do encontro, os diversos dirigentes sindicais também falaram das ações que têm desenvolvido neste início do ano como forma de conscientizar e mobilizar os trabalhadores para o enfrentamento com as mudanças provocadas pela reforma trabalhista. A saída tem sido a ampliação da mobilização dos trabalhadores e o diálogo com o setor empregador para mostrar que os sindicatos estão preparados para fazer os enfrentamentos necessários a fim de assegurar a manutenção das conquistas históricas das categorias.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/