Conespi se reúne na segunda-feira para discutir acidentes do trabalho e medidas para combatê-los

conespi

O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) se reúne pela primeira vez, na segunda-feira, 21 de setembro, sob o comando do seu novo presidente, Francisco Pinto Filho, o Chico, e um dos temas a ser tratado será os acidentes de trabalho, com o intuito de adotar medidas para combatê-los. O encontro acontece a partir das 8h30, na sede da Força Sindical, na rua São José, 834.

De acordo com Chico, o acidente ocorrido nesta última quarta-feira, com um trabalhador de 62 anos, da construção civil, que caiu do novo andar de um prédio em construção na rua Madre Cecília, e veio a óbito, mostra que é preciso uma ação mais enérgica por parte do movimento sindical. “A nossa ideia é de discutir com os demais sindicatos de trabalhadores, uma vez que os acidentes têm ocorrido em todos os setores e, juntos, definirmos ações a serem desenvolvidas a fim de ampliarmos a segurança e a saúde do nosso trabalhador”, comenta.

O acidente que levou a morte o carpinteiro Miguel José Celestino é o terceiro somente neste ano envolvendo trabalhador da construção civil. Conforme Chico, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) tem desenvolvido um trabalho constante nos canteiros de obras da cidade, alertando trabalhadores para que não coloquem suas vidas em riscos. “No entanto, o próprio presidente do Sinticompi, Milton Costa, tem alertando que falta gestão de segurança por parte das empresas e isso tem contribuído, sem dúvida alguma, para a ocorrência de acidentes. Temos que, unidos, definir mecanismos de como ampliar esta segurança”, destaca o presidente do Conespi.

Na reunião, o Conespi também vai receber a coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Clarice Bragantini, que vai tratar justamente de questões relacionados ao trabalho desenvolvido pelo órgão, no que se refere a ambientes saudáveis de trabalho. O reajuste nas tarifas de água e esgoto pelo Semae também estão na pauta de discussão, assim como a filiação de novos sindicatos ao Conespi.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/