O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, apresentou nesta semana, em Brasília, durante reunião da “Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção”, o trabalho desenvolvido em Piracicaba e região no combate à informalidade e na busca constante por ambientes saudáveis de trabalho. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença do ministro chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, a quem o presidente do sindicato entregou um relatório das atividades desenvolvidas pelo sindicato local, que virou referência nacional.
Este encontro foi marcado por depoimentos de empregadores e trabalhadores sobre a implantação do Compromisso Nacional nos canteiros de obras do país e de Piracicaba também participam o diretor do sindicato, Edson Batista dos Santos, e Waldennes Pereira da Silva, da construtora MRV Engenharia, que fez relato do trabalho desenvolvido na empresa, que no primeiro semestre deste ano aderiu ao “Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil”, marcado pela adesão de três canteiros de obras.
Milton Costa conta que este encontro, que marcou o encerramento das atividades neste ano da “Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção”, também contou com a participação de representantes das empresas Teles Pires, Enesa, COMPERJ, Jirau, Prosub e Santo Antônio, além da MRV, que tem obras em Piracicaba. Todas fizeram relato do trabalho desenvolvido na busca de ambientes saudáveis de trabalho.
Para combater a informalidade e garantir ambientes seguros para se trabalhar em Piracicaba e região, o Sindicato conta com diversos instrumentos, entre eles o Disk-Denúncias, onde o trabalhador e a sociedade podem fazer denúncias de irregularidades, assim como conta com equipes de fiscalização que percorrem diariamente canteiros de obras.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124