Milton Costa participa de encontro com ministros do Trabalho e Casa Civil para discutir melhorias na construção civil

1453385_554259964668657_709372683_nEncontro acontece em Brasília, no Palácio do Planalto, às 15 horas

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, participa, nesta quarta-feira, 4 de dezembro, de encontro em Brasília da “Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção”. O encontro, que acontecerá no Palácio do Planalto, às 15 horas, terá a participação dos ministros do Trabalho, Manoel Dias, e do chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, e será marcado por depoimentos de empregadores e trabalhadores sobre a implantação do Compromisso Nacional nos canteiros de obras do país. De Piracicaba também participam do encontro, ainda, o diretor do sindicato, Edson Batista dos Santos, e Waldennes Pereira da Silva, da construtora MRV Engenharia.

Este encontro, que marca o encerramento das atividades da “Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção”, também contará com a participação de representantes das empresas Teles Pires, Enesa, COMPERJ, Jirau, Prosub e Santo Antônio, além da MRV. Milton Costa destaca que neste encontro será apresentada a experiência de Piracicaba tanto no combate à informalidade assim como na busca constante por ambientes saudáveis de trabalho.

Em Piracicaba, para combater a informalidade e garantir ambientes seguros para se trabalhar, o Sindicato conta com diversas ferramentas, entre elas o Disk-Denúncia (3437-5100), onde o trabalhador e a população podem denunciar situações que colocam em risco a saúde do trabalhador ou no caso de direitos do empregado não estarem sendo respeitados. O Sindicato também possui uma equipe de fiscais que percorre canteiros de obras verificando “in loco” a situação do ambiente de trabalho. Quando é constatado problemas, busca-se uma solução imediata. Milton Costa explica se há dificuldade em solucionar o problema, o caso é levado ao Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), assim como à Gerência do Ministério do Trabalho e até ao Ministério Público do Trabalho.

Segundo ele, o sucesso de todo este trabalho também tem o respaldo dos empresários que se uniram através de associações, como das construtoras, olarias, marmorarias, e, agora, de pinturas e decorações, e procuram seguir à risca as legislações, normas e portarias, sempre num diálogo aberto e franco com o sindicato. “É um trabalho iniciado desde quando assumimos o comando do sindicato, no começo da década passada, que tem se ampliado e vem dando bons resultados”, conta.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/