Milton Costa participa do I Encontro Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, participa do I Encontro Nacional dos Trabalhadores da Construção, que acontece em Brasília, com abertura acontecendo nesta noite de quarta-feira, dia 9 de outubro, e se estendendo até sexta-feira, dia 11. O encontro, organizado conjuntamente pelas centrais sindicais, está acontecendo em Luziânia (Goiás), no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), reunindo representantes de todo País.

De acordo com Milton Costa, o objetivo é reunir dirigentes de todo País para discutir o setor da construção, inclusive o Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, o qual foi fruto dos trabalhos da mesa de diálogo e negociação tripartite, e hoje, é acompanhado e avaliado pela Mesa Nacional Tripartite Permanente da Indústria da Construção. O líder sindical lembra que Piracicaba foi uma das primeiras cidades do Interior do Estado de São Paulo a assinar este Compromisso, num trabalho desenvolvido pelo Sindicato local junto à Construtora MRV.

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, às 8 horas, o evento aborda a “Política de desenvolvimento do setor da construção”, com a participação de representantes das bancadas que compõem a Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção (governo; CBIC; Sinicon e Dieese). Já na parte da tarde, haverá mesas temáticas, debatendo saúde e segurança; NR 18; penosidade e meio ambiente, com participação do Comitê Permanente Nacional de Segurança na Construção Civil, Ministério do Trabalho e Fundacentro, assim como terceirização, informalidade e trabalho escravo. Neste encontro também estará em discussão a política de qualificação do trabalhador para o setor. “É importante um encontro nacional deste nível para que possamos discutir o nosso setor nacionalmente e buscar alternativas para garantir tanto a valorização da categoria e principalmente trabalho em ambientes seguro”, destaca Milton Costa.

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/