Pedreiros usam lata de tinta como sanitário

Lata como privadaPedreiros usam lata de tinta como vaso sanitário em alojamento
No local, vaso sanitário era utilizado como suporte de televisão; fiação elétrica está exposta
27/09/2011 – 16:24

EPTV.com – Camila Ancona

https://eptv.globo.com/piracicaba/noticias/NOT,1,5,370726,Pedreiros usam lata de tinta como latrina em alojamento interditado.aspx

Uma lata de tinta era utilizada como vaso sanitário por pedreiros que trabalham na obra de um ginásio municipal localizado no bairro Jaraguá, em Piracicaba. O alojamento dos funcionários da empreiteira terceirizada Newcon, localizado na Avenida Raposo Tavares, na Vila Cristina, foi interditado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) nesta terça-feira (27) após constatação de outras irregularidades no local.

No dormitório foram encontrados colchões no chão, fogão e botijão dentro do quarto, vaso sanitário que era usado como suporte de televisão e uma latrina instalada no banheiro sem escoamento dos dejetos e que estava em péssimas condições de uso. “Não há portas e nem janelas no alojamento. A fiação também está exposta, com risco de choque elétrico”, afirmou Marcos Hister, técnico do Cerest que fez a fiscalização no local.

Foram encontradas dez camas no dormitório, mas a equipe do Centro não sabe ao certo quantas pessoas usam o alojamento como abrigo. Quando a fiscalização chegou, não havia trabalhadores no local. A empresa, segundo o Cerest, tem até o final do dia para retirar os funcionários do local e levá-los para um hotel. Caso não seja realizado o procedimento, a multa pode chegar a R$ 170 mil, segundo o auditor fiscal.

Resposta
A Prefeitura de Piracicaba informou, via assessoria de imprensa, que a Secretaria Municipal de Obras relatou que não haverá paralisação das obras de construção do ginásio multiuso do Jaraguá, que é construído na Avenida Abel Pereira esquina com a Avenida Madre Maria Teodoro. A secretaria, segundo a nota, “já pediu que a empresa Newcon regularize os problemas apontados pelo Cerest – Piracicaba”.

O Executivo informou, via assessoria, que a secretaria, até hoje (27), não teve qualquer problema com a empresa. O diretor da Newcon, Claudio Lima, foi procurado na empresa, mas não foi localizado. A reportagem ainda tentou contato com ele, por celular no início da tarde desta terça, mas não conseguiu contato. A reportagem deixou recado na caixa postal, mas até às 12h25, ele não havia retornado.

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/