Programa de alfabetização do Sindicato da Construção forma nova turma de trabalhadores

_dsc0200O projeto “Construção do Saber”, de alfabetização de trabalhadores em canteiros de obras, desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) formou a segunda turma de trabalhadores que concluíram o ensino fundamental. A solenidade aconteceu no próprio sindicato, nesta última segunda-feira, 12 de dezembro, e foi acompanhada pelo presidente do Sinticompi, Milton Costa, educadores e alunos que participam do programa.

Os formandos foram Alberto Antonio de Souza, Frnacisco Bandeira Moreira e Edvan Borges de Jesus, que agora continuarão os estudos cursando o supletivo do antigo ginásio, na Escola Falconi. Já outros 14 alunos avançaram nos ciclos de aprendizagem. Com isso, continuam abertas no sindicato, na rua José Pinto de Almeida, 295, as inscrições para trabalhadores interessados em participar do projeto.

Este projeto é desenvolvido no sindicato em parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi). Foi iniciado no ano de 2013. De acordo com o presidente do Sinticompi, Milton Costa, a proposta que envolve os trabalhadores, o empresariado do setor e o poder público, visa possibilitar que trabalhadores analfabetos ou que tenham dificuldade de leitura e escrita possam concluir o ensino fundamental, com aulas que são ministradas duas vezes por semana.

_dsc0176Neste projeto, são duas aulas por semana, com os trabalhadores dedicando uma hora por dia para estudo, enquanto as empresas doarão uma hora de trabalho, totalizando duas horas na sala de aula, e a Prefeitura coordena a parte pedagógica. A Prefeitura fornece todo material didático para as aulas, além dos professores.  As aulas são sempre das 17 às 19 horas.

Com a alfabetização, o presidente do sindicato diz que todos saem ganhando: a empresa por ter profissionais mais qualificados e o próprio trabalhador, que mais capacitado, consequentemente, acaba tendo melhor remuneração, já que terá possibilidade de desenvolver melhor suas tarefas. “Além disso, sabendo ler, o trabalhador terá muito mais facilidade para acompanhar as normas de segurança”, destaca Milton Costa.

 Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/