Assinatura do compromisso nacional em canteiro de obras pela MRV é marcado por elogios ao Sindicato da Construção

972107_457657694328885_442280243_nA solenidade que marcou a adesão de três canteiros de obras da MRV, localizados em Piracicaba (SP), ao “Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil” pela Construtora MRV, nesta manhã de terça-feira, 21 de maio, foi amplamente prestigiado por autoridades e marcado por elogios à iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Piracicaba de apoiar esta iniciativa, como fez o Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, ressaltando que se trata de um “instrumento” para reduzir os riscos de problemas de saúde e segurança, assim como para garantir o pleno direito dos trabalhadores. A solenidade, realizada no canteiro de obra do Parque Piazza, na avenida Pompéia, 2.401, reuniu boa parte dos 600 funcionários da construtora na cidade, e diversas autoridades, entre elas o prefeito Gabriel Ferrato; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Milton Costa; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo, Emílio Alves Ferreira Júnior; o representante do Ministério do Trabalho, Márcio Rodrigues de Souza; o presidente da CGTB, Ubiraci Dantas; o diretor da MRV, Sérgio Lavarini; o presidente da Associação das Construtoras de Piracicaba, Ricardo Kraide; o presidente da Câmara de Vereadores, João Manoel dos Santos; o secretário municipal do Trabalho e Renda, Sérgio Furtuoso; do coordenador de Obras da MRV, Giuliano Rossim; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Vera Esteves, e de lideranças sindicais.

A partir de agora, com a assinatura deste Compromisso, os canteiros de obras da MRV se alinham aos propósitos deste programa que é de aprimorar as práticas de trabalho, segurança e qualificação de pessoal, além de instituir em suas obras, a figura de “representante sindical”, comissão composta por Amanda Moreti Montanari, Lucas Rogério Pereira, Felipe Carneiro e Waldennes Pereira da Silva, que deverão dedicar até duas horas diárias de atenção aos profissionais que atuam nas obras, o que facilitará a apuração de informações sobre condições de trabalho e segurança, dados que deverão ser repassados diariamente à construtora.

De acordo com o presidente do sindicato, Milton Costa, a intenção da entidade, que já tem uma boa relação de diálogo com o setor empregador, sempre buscando garantir o cumprimento e avanço de benefícios à categoria em Piracicaba e região, é de ampliar esta representação sindical em toda base da entidade, constituída de aproximadamente 20 mil trabalhadores. “Com certeza, a adesão ao compromisso nacional só fortalece a relação entre o sindicato e os trabalhadores, além de mostrar que Piracicaba está em franco desenvolvimento, mas preocupada com a segurança e o bem-estar do trabalhador, e a assinatura do compromisso nacional pela MRV só reforça o trabalho que já fazemos, visando garantir trabalho com saúde e segurança”.

Já o diretor da MRV, Sérgio Lavarini, disse que esta iniciativa vai garantir na obra da construtora uma referência e um modelo de gestão de relacionamento entre empresa e trabalhadores, enquanto que o representante do Ministério do Trabalho, Márcio Rodrigues de Souza falou que o “compromisso” visa buscar ampliar o respeito aos trabalhadores, parabenizando a direção do Sindicato da Construção de Piracicaba pela iniciativa. “Isso vai garantir um olhar dentro de cada canteiro de obras”, ressaltou.

O prefeito Gabriel Ferrato também elogiou a iniciativa e disse que no seu governo continuará defendendo o desenvolvimento econômico, mas com respeito ao ser humano e ao meio ambiente. Também falou do apoio dado ao sindicato na realização de curso de alfabetização de trabalhador em canteiro de obras, apesar de Piracicaba ter o menor índice de analfabeto entre adultos: 3,1%. “A alfabetização é o mínimo de alfabetização que o trabalhador necessita”, disse, enquanto o presidente da Feticom-SP, Emílio Alves Ferreira Júnior, enfatizou que “este compromisso está se tornando realidade em diversas partes do Estado e a MRV merece todo o nosso respeito”. Dirigindo-se aos membros da comissão de representação dos trabalhadores, disse que eles têm uma responsabilidade muito grande, que é de apontar os problemas que venham a surgir no dia a dia, visando melhorar a qualidade de trabalho no canteiro de obras. Finalizou defendendo que dentro do programa “Minha Casa Minha Vida” seja destinado parte dos imóveis para o trabalhador da construção civil, que é o responsável pela construção dos imóveis, mas a maior parte ainda não tem aonde morar.

O QUE É O COMPROMISSO NACIONAL?

O “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção” foi instituído em março de 2012 em iniciativa conjunta do Governo Federal, empresários do setor de construção civil e trabalhadores, representados pelas Centrais Sindicais. O Compromisso tem como foco grandes obras de construção civil e a MRV é a primeira construtora residencial signatária. Cada obra pode ser signatária do Compromisso por 24 meses, período que pode ser estendido por mais seis meses. Esse tempo coincide com a média das obras da MRV. O Compromisso estabelece que cada obra tenha, no máximo, sete representantes sindicais, que podem ser eleitos ou nomeados.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/