Cerest interdita alojamento de obra do supermercado Dia %

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Piracicaba interditou nesta terça-feira (6) mais um alojamento irregular na cidade. Desta vez, o problema ocorria com trabalhadores na construção do supermercado Dia %. A casa tinha fiação irregular, camas inadequadas e esgoto a céu aberto.

“Para os trabalhadores terem energia no local foi feito um ‘gato’ na rede da CPFL”, diz o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Edson Batista dos Santos, que acompanhou a interdição.

A casa, com quatro trabalhadores, fica no Bairro Jaraguá, e já havia sido vistoriada na segunda-feira. A EPTV entrou em contato com assessoria do supermercado Dia %, que informou ter notificado a empreitera responsável pela obra a se adequar às determinações do Cerest.

Em outra vistoria, desta vez em um alojamento de trabalhadores da construção civil, na Vila Industrial, o proprietário foi notificado a realizar novas mudanças no local, como adequação do número de chuveiros e colocação de armários. O imóvel já havia passado por vistoria na semana passada, mas não chegou a ser interditado.

Somente este ano, o Cerest registrou 23 casos de de trabalho escravo ou sub-humano na cidade. Imagens inéditas cedidas ao EP Piracicaba mostram alguns dos flagrantes de alojamentos onde trabalhadores viviam amontoados e, muitas vezes, obrigados a fazer suas necessidades fisiológicas em latas, dormir em colchonetes no chão e cozinhar à moda primitiva utilizando espiriteira, com o auxílio de álcool e uma lata de alumínio; tudo isso em um espaço apertado, sem ventilação e, não raro, no escuro.

Fonte: EP Piracicaba

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/