Comissão de Saúde quer disciplinar a instalação de ar condicionado na cidade

WhatsApp Image 2017-07-10 at 12.32.45A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) quer disciplinar a instalação de aparelhos de ar condicionado na cidade, para garantir tanto a saúde e segurança do trabalhador como do ambiente climatizado. O tema foi discutido em reunião da CIST, nesta manhã de segunda-feira, 10 de julho, na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), que contou com a participação do engenheiro Edemilson Trevisan, que integra o Comitê da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e que abordou o tema “Saúde e segurança no ambiente climatizado, e os riscos e novas tecnologias”, demonstrando que tanto o profissional responsável como a população correm riscos no caso de o trabalho de instalação não seguir todas as normas estabelecidas.

Justamente para garantir que o profissional seja capacitado e certificado para a instalação dos aparelhos de ar condicionado, a CIST, conforme o seu coordenador, Milton Costa, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), vai reunir outros órgãos do município, ainda neste semestre, para definir critérios.  “Nossa preocupação é tanto com a instalação, que se não feita adequadamente pode causar acidentes, assim como com o ambiente climatizado”, destaca Milton Costa.

WhatsApp Image 2017-07-10 at 12.32.37É que conforme o engenheiro Edemilson Trevisan, no caso de o aparelho não ser instalado por um profissional capacitado e credenciado, que siga todas as normas técnicas, a riscos tanto à saúde como de vida, uma vez que também está sendo utilizado no Brasil gás butano e propano, que são inflamáveis e, portanto, pode pegar fogo. “Por isso, há necessidade de uma articulação com os organismos que tem controle e fiscalização para fazer a avaliação tanto do ambiente como do profissional, que é realizado pela APRAVERE (Associação dos Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Energias Renováveis)”, defende.

O engenheiro também destaca que é importante que todo os ambientes dotados de climatização realizem avaliação do seu interior semestralmente, de acordo com a  resolução da portaria RE 09, de 2003. “É preciso analisar a qualidade do ar nos estabelecimentos ambulatoriais de saúde, para verificar se está adequado ou não, inclusive se está sob a responsabilidade de um engenheiro especialista, conforme a NBR 7256”, enfatiza.

Milton Costa conta que este trabalho da CIST, que é atrelada ao Conselho Municipal de Saúde, tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde dos diversos segmentos de trabalhadores do município.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/