Comitê da Construção Civil promove encontro para debater segurança em condomínios verticais

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promove nesta terça-feira, 23 de maio, encontro para discutir segurança em condomínios verticais. O encontro, para o qual estão convidados síndicos e representantes de condomínios verticais da cidade, está marcada para as 19 horas, na Câmara de Vereadores, e, conforme o coordenador do CPR, Marcelo Marques, será marcada por palestras de especialistas, seguido de debates, com a finalidade de orientar para a necessidade do cumprimento das normas de segurança, visando evitar a ocorrência de acidentes de trabalho.

O evento é organizado pelo CPR e conta com a participação da ASCOPI (Associação das Construtoras de Piracicaba) Ministério do Trabalho e Emprego; CREA – Conselho Regional de Engenharia; Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Secretaria Municipal de Obras.

Para as 19h45, está marcada a palestra com o tema “Segurança do Trabalho na Contratação de serviços de reforma e manutenção em Condomínios Verticais”, que será proferida pelo engenheiro mecânico com especialização em segurança do trabalho e ergonomista, Eduardo Buoso, e pelo engenheiro e gerente do Ministério do Trabalho em Piracicaba, Antenor Varolla. Já as 20h15, a presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhador na Limpeza Urbana e Área Verde de Piracicaba e Região, Renata Cássia de Aguiar Souza, falará sobre “Cuidados com o armazenamento do lixo em Condomínios”, enquanto que às 20h30, o tema “Condomínios Verticais/Responsabilidade Legal do Síndico” será abordado por Márcio Pernambuco, engenheiro civil e conselheiro do Crea/SP. Em seguida, às 21h15, Rogério Mendes de Campos, diretor do Setor de Controle e Fiscalização da Secretaria Municipal de Obras, falará sobre “Fiscalização e Projetos” da Prefeitura Municipal.

Conforme o presidente do Sinticompi, Milton Costa, com esta proposta, o CPR quer ajudar a definir ações para evitar acidentes de trabalho em todos os setores de condomínios, uma vez que por serem verticais, há muitos riscos de acidentes no caso de não se seguir à risca às normas de segurança. “Sabemos que, visando reduzir custos, muitos condomínios acabam não seguindo às normas e colocam em risco até a vida de trabalhadores, o que é inadmissível e precisa ser orientado”, destaca.

O CPR, de acordo com Marcelo Marques, que representa a Ascopi no CPR, atua de forma tripartite, com a participação de representantes dos trabalhadores, empresários, poder público, como o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e Ministério do Trabalho, e também das escolas técnicas. Em Piracicaba, o CPR foi criado em agosto de 2003, e é vinculado ao Comitê Permanente Regional – Estadual.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/