Comitê de Segurança da Construção Civil debate trabalho em altura

310164_455457727882215_1054482727_nO Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promove debate nesta quinta-feira, dia 23 de maio, sobre “trabalho em altura – NR35”. A palestra será ministrada pelo auditor fiscal Antônio Pereira, dentro da Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes e Doenças do Trabalho (Sempat), que está acontecendo na Câmara de Vereadores de Piracicaba, às 9 horas.

O palestrante é auditor fiscal há 29 horas, sendo coordenador do Programa Estadual da Construção desde maio de 1995. Também é
membro do CPR/SP e do CPN e participa da revisão da NR-18, além de engenheiro metalurgista com especialização em Segurança do Trabalho, em Administração da Produção pela FGV, em Ergonomia dos Sistemas de Produção pela Poli-Produção da USP e Gestão Ambiental pela FEM da UNICAMP.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, explica que palestra faz parte de um ciclo de atividades desenvolvida pelo CPR, mensalmente, como forma de capacitar profissionais que atuam no setor da construção civil em Piracicaba e região. No caso específico desta palestra é debater a NR-18 que entrou em vigor neste semestre e estabelece uma série de regras, para garantir a segurança do trabalhador.

O atual coordenador do CPR é Willam Alves, que tem desenvolvido uma política de ações visando ampliar a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.

COMITÊ DE SEGURANÇA — Em Piracicaba, o CPR foi criado em agosto de 2003, e funciona com a participação de representantes dos trabalhadores, governo, empresários e de escolas técnicas, sendo vinculado ao Comitê Permanente Regional – Estadual, com a finalidade de estudar, inclusive “in loco” e propor medidas para o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho na indústria da construção, assim como realizar a coleta de dados sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na indústria da construção, visando estimular iniciativas de aperfeiçoamento técnico de processos construtivos de máquinas, equipamentos, ferramentas e procedimentos nas atividades da indústria da construção.

Ao CPR também cabe incentivar estudos e debates visando ao aperfeiçoamento permanente de normas técnicas, regulamentadoras e de procedimentos na indústria da construção, além de participar e propor campanhas de prevenção de acidentes para a indústria da construção, e promover o relacionamento do CPR/Piracicaba com o CPR estadual, assim como com os demais CPR’s Regionais e com os órgãos interessados.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/