Conespi e Secretaria do Trabalho firmam parceria para cobrar mais vagas de emprego através da pasta

foto conespi 3O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) e a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda vão buscar mecanismos para cobrar das empresas dos diversos segmentos instaladas na cidade para que ofertem suas vagas de emprego através da pasta. Este foi um dos encaminhamentos tirados no encontro que o Conespi teve nesta manhã de segunda-feira, 16 de janeiro, com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, que apresentou as diversas ações desenvolvidas pela pasta voltadas ao mundo do trabalho.

Durante o encontro, realizado na sede da Regional da Força Sindical, o secretário se disse bastante preocupado com a questão do emprego na cidade, tema que também tem preocupado os sindicatos de trabalhadores, que justamente por isso propuseram o encontro. É que das 3414 pessoas que passaram pela secretaria nestas duas primeiras semanas do ano, “2540 estavam procurando emprego e deste montante, apenas 600 foram encaminhadas para uma vaga, o que não significa que estarão sendo contratadas. E o restante, como fica?”, questiona o secretário.

foto conespi 4Possivelmente, por um certo “preconceito” com a coisa pública, de acordo com levantamento feito pelo secretário, as empresas, de maneira geral, acabam ofertando através da Semtre, cerca de 30% das vagas que abrem. Justamente para quebrar este “tabu”, o Conespi, como destaca o seu presidente Francisco Pinto Filho, o Chico, vai fazer gestões junto aos empregadores para mudar esta realidade. “Um dos caminhos que vamos seguir é de que cada sindicato irá, dentro da sua categoria, fazer contato com o empresariado para que leve à Secretaria do Trabalho e Renda as vagas de emprego que vier a abrir no seu segmento”, conta. “Hoje, nossa prioridade é garantir mais vagas de emprego, uma vez que temos mão de obra qualificada, além de estarmos contribuindo para que novos trabalhadores se qualifiquem”, destaca o presidente do Conespi.

O Conespi também estará criando, juntamente com a Semtre, uma espécie de “conselho”, como propôs o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva, para ajudar a orientar a pasta sobre as demandas dos trabalhadores. “Será um conselho de orientação e consultivo, visando, cada vez mais, o fortalecimento da Semtre para que atue voltada aos interesses dos trabalhadores”, propôs, defendendo que o secretário Evandro Evangelista também atue como “mediador de conflitos trabalhistas”.

O Conespi também demonstrou preocupação em garantir que a Semtre ofereça cursos de qualificação e requalificação de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Para isso, os sindicatos passarão, além da Comemprego (Comissão Municipal de Emprego),  a ter um canal direto com o secretário para levar suas demandas. “Com certeza, vamos trabalhar juntos para o desenvolvimento de ações mais acertivas”, destacou Evandro Evangelista.

Na parceria com o Conespi, o secretário também quer ampliar o canal de informação aos trabalhadores para que possam obter renda para o desenvolvimento de projetos através de financiamento público, com juros de 0,35%. “Muitas vezes, uma pessoa não consegue um trabalho, mas tem capacidade de  se tornar um empreendedor individual e há recursos públicos para isso”, disse Evandro Evangelista.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/