Um grupo de dirigentes sindicais de Piracicaba, ligados ao Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) estará em São Paulo, na próxima segunda-feira, 30 de novembro, participando de audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, que debaterá o custeio das entidades sindicais. O evento acontece a partir das 9 horas e visa colher a opinião e propostas dos trabalhadores para contribuir com o Congresso Nacional que está debatendo a matéria, com a finalidade de regulamentar o tema.
De acordo com o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, deputados da Comissão Especial para Debater e Apresentar uma Proposta para o Financiamento das Entidades Sindicais, na audiência, vão ouvir as propostas dos trabalhadores e dirigentes sindicais a respeito da questão. “A presença dos dirigentes sindicais nessa audiência pública é importante, uma vez a comissão irá se basear nas propostas apresentada para elaborar o texto final e Piracicaba estará participando deste debate, uma vez que há necessidade de recursos para que os sindicatos possam desenvolver suas ações em defesa dos trabalhadores”, destaca o presidente do Conespi.
A comissão é presidida pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, do Solidariedade. O Conespi estará sendo representado pelo vice-presidente, Milton Costa, e por outros dirigentes, como Fânio Luis Gomes, e por sindicalistas de diversos sindicatos, como dos metalúrgicos, bancários, construção civil, alimentação, papeleiros, hoteleiros, comerciários, entre outros.
Deputados da Comissão Especial para Debater e Apresentar uma Proposta para o Financiamento das Entidades Sindicais já realizaram diversas audiências, inclusive com as centrais sindicais. “Garanto que esta comissão será o local da discussão e busca do consenso entre as entidades sindicais, Ministério Público do Trabalho e Governo para produção e aprovação de um texto que dê amparo e segurança jurídica para a cobrança da taxa… Vamos realizar audiências públicas nos estados e na Câmara dos Deputados para ouvir a maior quantidade possível de ideias para o texto que vamos querer aprovar”, assegurou Paulinho.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124