Conespi participa de discussão sobre custeio das entidades sindicais

Um grupo de dirigentes sindicais de Piracicaba, ligados ao Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) estará em São Paulo, na próxima segunda-feira, 30 de novembro, participando de audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, que debaterá o custeio das entidades sindicais. O evento acontece a partir das 9 horas e visa colher a opinião e propostas dos trabalhadores para contribuir com o Congresso Nacional que está debatendo a matéria, com a finalidade de regulamentar o tema.

De acordo com o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, deputados da Comissão Especial para Debater e Apresentar uma Proposta para o Financiamento das Entidades Sindicais, na audiência, vão ouvir as propostas dos trabalhadores e dirigentes sindicais a respeito da questão. “A presença dos dirigentes sindicais nessa audiência pública é importante, uma vez a comissão irá se basear nas propostas apresentada para elaborar o texto final e Piracicaba estará participando deste debate, uma vez que há necessidade de recursos para que os sindicatos possam desenvolver suas ações em defesa dos trabalhadores”, destaca o presidente do Conespi.

A comissão é presidida pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, do Solidariedade. O Conespi estará sendo representado pelo vice-presidente, Milton Costa, e por outros dirigentes, como Fânio Luis Gomes, e por sindicalistas de diversos  sindicatos, como  dos metalúrgicos, bancários, construção civil, alimentação, papeleiros, hoteleiros, comerciários, entre outros.

Deputados da Comissão Especial para Debater e Apresentar uma Proposta para o Financiamento das Entidades Sindicais já realizaram diversas audiências, inclusive com as centrais sindicais. “Garanto que esta comissão será o local da discussão e busca do consenso entre as entidades sindicais, Ministério Público do Trabalho e Governo para produção e aprovação de um texto que dê amparo e segurança jurídica para a cobrança da taxa… Vamos realizar audiências públicas nos estados e na Câmara dos Deputados para ouvir a maior quantidade possível de ideias para o texto que vamos querer aprovar”, assegurou Paulinho.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/