Conespi promove passeata, nesta sexta-feira, para repudiar acidentes de trabalho

movimiento-28-abril-1O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) promove manifestação pública, durante passeata que promove nesta sexta-feira, 26 de abril, para marcar o “Dia Internacional em Memória dos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais”, comemorado no dia 28 de abril. A passeata sairá da Praça localizada em frente ao prédio da Gerência do Ministério do Trabalho na cidade, localizada na rua Boa Morte.

O presidente do Conespi, Fânio Luis Gomes, destaca que “apesar de todos os avanços tecnológicos, vividos neste início de novo século, os acidentes de trabalho continuam ocorrendo, por inúmeros motivos, desde metas abusivas, pressão sobre o trabalhador, falta de equipamentos coletivos e individuais, máquinas obsoletas e pela falta de treinamento do trabalhador. Além disso tudo, muitos empresários, ainda, colocam seu interesse de lucrar em detrimento da vida do seu funcionário”.

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes e trabalho. Cento e sessenta milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho. Esses números representaram uma verdadeira guerra contra os trabalhadores, fruto da ganância dos patrões e do descaso dos governos capitalistas.

Para o presidente do Conespi, “é inadmissível que o trabalhador saia para trabalhar, se acidente e não volte mais para sua casa, enquanto que outros vão carregar seqüelas para o resto de suas vidas”. É para repudiar esta situação que o Conespi promove esta manifestação. “Vamos repudiar, mas também conscientizar trabalhadores para que denunciem ao seu sindicato toda situação que venha expor sua vida a risco”, enfatiza o líder sindical.

Morte de trabalhadores deu origem à data — Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho”. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Internacional em Memória dos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.

 Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/