Conespi reafirma compromisso com a democracia, contra a corrupção e em defesa dos trabalhadores

DSC_3877Em reunião nesta manhã de segunda-feira, 18 de abril, o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) reafirmou seu compromisso em defesa da democracia, contra a corrupção, pela manutenção das investigações e em defesa dos direitos dos trabalhadores. O Conespi, criado no final da década de 70, para unir os trabalhadores e combater a ditadura militar, reúne atualmente 29 sindicatos que representam cerca de 200 mil trabalhadores da ativa e aposentados de Piracicaba e região.

De acordo com o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, o momento vivido pelo Brasil é de muita incerteza e independente do governo que estiver à frente do País, a democracia precisa e deve prevalecer, sim, com respeito total à Constituição Federal. “Não podemos aceitar que os trabalhadores, mais uma vez, paguem esta conta, assim como não compactuamos com qualquer ato de corrupção. Defendemos que as investigações continuem e que os corruptos sejam punidos exemplarmente. Só assim, a democracia prevalecerá”, ressalta.

DSC_3877 O Conespi também confirmou ato público em 28 de abril, “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, com a realização de passeata pelas ruas centrais da cidade, a partir das 9 horas, com concentração a partir das 8h30, em frente ao Mercado Municipal, denunciando os acidentes de trabalho e pedindo mais saúde e segurança aos trabalhadores. O manifesto que será encerrado com ato público na Praça José Bonifácio, denunciando que Piracicaba registrou no ano passado média de um acidente de trabalho por hora. Foram notificadas 8.779 acidentes, de acordo com o Cerest (Centro de Referências Especializado em Saúde do Trabalhador de Piracicaba). Para as 14 horas está marcado mesa redonda, na Câmara de Vereadores, que discutirá causas e prevenção de acidentes de trabalho, inclusive com a participação e depoimento de trabalhadores vítimas de acidentes do trabalho. Já à noite, às 19h30, haverá uso do pequeno expediente da Câmara de Vereadores, quando o presidente do Conespi fará  balanço da situação do trabalhador exposto aos riscos de acidentes de trabalho. O professor da USP, Rodolfo Vilella, abordará a interinstitucionalidade na prevenção dos acidentes de trabalho.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/