Conespi vai intensificar participação nos conselhos da cidade para defender interesses dos trabalhadores

DSC_5254Na sua primeira reunião oficial deste ano, realizada na manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) decidiu que vai intensificar a participação nos diversos conselhos das cidades com a finalidade de dar voz e defender os interesses dos trabalhadores. A reunião aconteceu no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, quando as lideranças sindicais ligadas ao Conespi também decidiram solicitar uma agenda com o novo presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Euler, para discutir temas relacionados ao interesses dos trabalhadores, e apoiar uma passeata, em nível nacional, marcada para 31 de março, em defesa dos trabalhadores aposentados, que promete tomar as ruas centrais da cidade.

O Conespi tem participação garantida na maior parte dos conselhos municipais da cidade e a intenção, a partir de agora, é de dar maior visibilidade a opinião dos trabalhadores nas decisões que venham a ser tomadas nestes fóruns, destaca o seu presidente Fânio Luis Gomes. Os conselhos são os principais fóruns de debates dos mais variados temas, desde questões relacionadas à saúde, planejamento da cidade, cultura, patrimônio, habitação, comunicação, desenvolvimento industrial e até mobilidade urbana. “Vamos fortalecer a nossa participação nestes conselhos em que estamos inseridos e, assim, defender a vontade e as necessidades dos trabalhadores, inclusive vamos buscar dar assessoria técnica para que os nossos conselheiros possam tomar decisões que valorizem o coletivo”, destaca o presidente do Conespi.

DSC_5337A decisão de se reunir com o novo presidente da Câmara, o que deverá ser agendado para os próximos dias, visa manter a política de bom relacionamento com o Poder Legislativo e, ao mesmo tempo, deixar um canal aberto de diálogo para defender os interesses dos trabalhadores, conforme conta o diretor do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico. O vice-presidente do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva, que também é vereador pelo PT, demonstrou preocupação com o desemprego de trabalhadores na cidade, sendo que só o setor dos metalúrgicos registrou seis mil demissões. “Temos que reagir contra estas demissões”, disse, destacando que seu mandato está programando uma série de eventos relacionados aos trabalhadores para este ano, inclusive com a realização de sessões solenes de homenagens a sindicatos que estão completando aniversários de lutas e atuações na cidade.

APOSENTADOS – Atendendo a solicitação, respectivamente, dos presidentes da Associação dos Aposentados Ecléticos de Piracicaba, Jair Azzi, e da Associação dos Metalúrgicos Aposentados, Juraci Goes (Magal), o Conespi estará apoiando a realização de uma passeata que será realizada na cidade, em 31 de março,  organizada pela Confederação e as 22 federações da categoria, para defender uma política de atenção aos aposentados, inclusive com a recuperação das perdas salariais dos últimos 20 anos. “Mais de 600 mil aposentados no país que ganhavam acima de um salário mínimo passarão a se enquadrar neste novo valor, uma vez que seus salários não têm sido corrigidos como deveriam”, disse Magal.  Esta passeata, inclusive, já conta com o apoio da Regional da Força Sindical em Piracicaba.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/