Conespi visita prédio do Hospital Regional e prefeito prevê seu funcionamento em 6 meses

Dirigentes sindicais ligados ao Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), acompanhados do secretário estadual do Trabalho e Emprego, José Luiz Ribeiro, estiveram nesta manhã de quarta-feira, 27 de setembro, visitando, a convite do prefeito Barjas Negri, o prédio do Hospital Regional,  construído na região do Bairro São Francisco. Durante a visita, o prefeito apresentou as diversas alas do hospital e disse que a previsão é de que esteja equipado até dezembro deste ano, devendo entrar em funcionamento, para atendimento exclusivo através do SUS (Sistema Único de Saúde), em março do próximo ano.

A pedra fundamental do hospital foi lançada em 2009 pela Prefeitura de Piracicaba e o atraso na entrega do prédio, conforme o próprio prefeito, ocorreu por problemas com a Construtora Tratenge, de Belo Horizonte, com a obra ficando um ano e meio parada, sendo concluída pela Construtora JHD. O Hospital Regional será administrado pelo governo do Estado, através da Unicamp, e conta com 19 mil metros quadrados de área construída, em três blocos, com 126 leitos hospitalares inicialmente, o que ampliará em um terço o número de leitos oferecidos pelo SUS em Piracicaba, através da Santa Casa e Hospital dos Fornecedores de Cana. Segundo Barjas Negri, pelos blocos serem construções horizontais, exceção do administrativo, que tem quatro andares, todos poderão ser ampliados, e há projeção futura para 220 leitos. “É um hospital moderno, de nível três, com oito salas para cirurgias, inclusive preparado para realizar transplantes”, contou, ao lado do secretário de Saúde, Pedro Mello, e do engenheiro responsável por acompanhar toda construção, Werner Balzanelli, que deram explicações técnicas sobre a construção e como será seu funcionamento, arrancando elogios dos diversos sindicalistas que participaram da visita.

De acordo com o prefeito, a visita é para que a sociedade conheça as instalações do futuro Hospital Regional, que atenderá a população de 26 municípios da região, mas somente com encaminhamento pelas unidades públicas de saúde. “É importante que a sociedade e, no caso dos trabalhadores, que são representados pelos sindicatos, conheçam as futuras instalações do Hospital Regional, que não será um hospital portas abertas”, deixou claro, mas garantiu que seu funcionamento contribuirá para aliviar as internações através do SUS.

O presidente do Conespi, Wagner da Silveira, o Juca dos Metalúrgicos, também aprovou o que viu e só espera que o hospital entre em funcionamento o mais breve possível. “Estamos ansiosos para que isso ocorra o quanto antes, mas percebe-se que foi feito da melhor qualidade, com uma estrutura belíssima, e será um hospital que dará mais qualidade no atendimento aos nossos trabalhadores que são atendidos pelo SUS. A construção deste hospital  vem tendo total apoio do Conespi, liderados pelos seus ex-presidentes, porque sabemos que é um importante benefício que contemplará não só os trabalhadores de Piracicaba, mas também da nossa região, muitos representados pelos nossos sindicatos”, destacou.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/