Construção civil inicia alfabetização de trabalhador em canteiro de obras da MRV

14947_548641781833951_1002750880_nO projeto de alfabetização de trabalhadores em canteiros de obras, que vem sendo desenvolvido numa parceria envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, a Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi), tem aula inaugural nesta quinta-feira, dia primeiro de agosto, em canteiro de obras da Construtora MRV. A aula está marcada para iniciar às 16 horas e acontecerá no canteiro de obras da construtora, localizado na avenida Rio das Pedras, 2255, no Bairro Pompéia.

De acordo com Milton Costa, presidente do sindicato, esta turma faz parte do projeto de atingir diretamente os trabalhadores em seu local de trabalho, ou seja, no próprio canteiro de obras. Até agora, as aulas estavam sendo oferecidas somente na sede do sindicato. “Nas grandes obras que contam com grupo suficiente para montar uma sala, as aulas serão dadas no próprio canteiro de obras”, explica.

De acordo com a coordenadora do Cieja da Prefeitura, Vera Cecília Meneghini Esteves, serão oferecidas aulas de segunda a quinta-feira, das 16 às 18h30. Ela acredita que deverão ser formadas duas turmas, apesar de ainda não estar fechado a quantidade de trabalhadores/alunos interessados. Para garantir a alfabetização dos trabalhadores, sua previsão é de que seja necessária pelo menos um ano de freqüência às aulas. A Prefeitura fornecerá todo material didático para as aulas, além dos professores.

Neste projeto, a empresa banca metade do tempo que o trabalhador está estudando, enquanto que a outra metade é do tempo livre do próprio funcionário. “Isso faz com que seja despertado o interesse do trabalhador, e as aulas sendo oferecidas no próprio local de trabalho, com certeza, o interesse acaba sendo muito maior”, destaca Milton Costa.

Com a alfabetização, o presidente do sindicato diz que todos sairão ganhando. A empresa por ter profissionais mais qualificados e o próprio trabalhador, que mais capacitado, consequentemente, terá melhor remuneração, já que terá possibilidade de desenvolver melhor suas tarefas. Além disso, sabendo ler, o trabalhador terá muito mais facilidade para acompanhar as normas de segurança”, completa Milton Costa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/