CPR- Comitê Permanente Regional – Piracicaba – Ata da Reunião da CPR (12/04/2013)

A reunião do CPR no Mês Abril de Dois Mil e Treze , foi realizado nas dependências do Anfiteatro da Faculdade Anhanguera, com o assunto “ A Saúde mental do trabalhador da construção civil “ com a Psicóloga clínica e do trabalho Sra. Tatiana Thiago Mendes, do CEREST.

Tatiana menciona que abordar o fator psicossocial é muito complexo, e que ainda existe uma deficiência no ‘ olhar “ sobre o assunto, as NR´s não contemplam o tema, mesmo sendo este um fator relevante para gerar acidentes, pois interfere no modo de trabalho e na vida do trabalhador .

As diferenças culturais, aspectos importantes como dividir o espaço com pessoas tão diferentes, a distância da família, faz com que os costumes do indivíduo sejam difundidos no canteiro de obras.

Dados da OMS ( organização mundial de saúde ), apontam que o alcoolismo é uma doença que apresenta relação com o trabalho, dados desde 1997.

Tatiana também afirma, que dados apontados pelo INSS, apresentam em terceiro lugar afastamentos por transtornos mentais.( depressão, ansiedade e alcoolismo ).

Tatiana conclui a palestra, levantando a importância de o trabalhador ter sua valorização reconhecida, apoio da empresa, ter um ambiente de vivência e de trabalho limpo e digno do ser humano, trazer formas de lazer e controlar com a gestão todos estes fatores.

Milton Costa, Presidente do Sindicato da Construção Civil, agradece e parabeniza a palestrante e diz que infelizmente, muitas vezes a hierarquia gera conflitos e dificulta o aspecto falar a mesma linguagem entre empresa e trabalhador.

William da Silva Alves, Coordenador do CPR, diz que se sentiria realizado quando conseguir fazer com que empresas disponibilizem um espaço em suas dependências para palestras e assuntos que interessam ao trabalhador, e também que seria muito importante e satisfatório, que abrangesse a participação de profissionais como, mestre de obras, encarregados e empresários no CPR

William também informa que de 20 à 24 de Maio acontecerá a SEMPAT na Câmara Municipal dos Vereadores de Piracicaba, sendo no dia vinte e quatro de Maio palestra sobre a NR 35.

Milton Costa faz o convite aos coordenadores do CPR, à participarem do evento que acontecerá possivelmente em Maio deste ano, sobre COMPROMISSO NACIONAL PARA APERFEIÇOAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, para apresentar o trabalho que o CPR vem desenvolvendo .

Eu Tatiana V. Lourenço agradeço à todos pela presença e encerro aqui a leitura desta ata .

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/