A história do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba começou a ser escrita em 24 de abril de 1945. Porém, o Sindicato só foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 19 de fevereiro de 1948 e hoje é uma entidade referência na nossa cidade, no nosso Estado e no Brasil .
Em 24/04/1945
Neste dia, reuniram-se na sede do Grêmio R. Flor de Maio, situado à Rua São José, 911 — cuja sede foi gentilmente cedida pela Diretoria para este e outras reuniões — um grupo de amigos interessados na fundação da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário.
Foram aprovados os devidos Estatutos que posteriormente foram encaminhados ao Departamento Nacional do Trabalho para ser reconhecido como uma Entidade de Classe.
Como havia no local número legal para eleição de uma diretoria, foi posto em votação, entre os presentes, ficando assim definida a primeira diretoria:
Presidente: PEDRO SAMPAIO
Secretario: LUIZ ANTONIO SAMPAIO
Tesoureiro: PEDRO ANTONIO ROCHA
Conselho Fiscal: ALIPIO ANTONIO DA SILVA; ABILIO DO CANTO e FIRMINO JOSÉ RIBEIRO
Suplentes: PAULO DAVANZO ANGELO, ANGELO AMANCIO DE OLIVEIRA, SERAFIM TRANQUELIM, ARMANDO VOLPATO, JÃO RIBEIRO DA SILVA E ANGELO PEDRO CASALE.
SEDES:
Em Maio de 1991 foi iniciada a construção do prédio atual. Para tanto, era necessário demolir o antigo prédio.
Por esse motivo, o Sr. João Nicolau, Presidente da época, adquiriu um novo prédio, à Rua José Pinto de Almeida, 488, que serviu como sede do Sindicato no período de Junho/1991 a Abril 1997. Após essa data, o novo prédio, no endereço antigo, voltou a abrigar a sede do Sindicato, onde encontra-se até hoje.
Obs: O prédio adquirido à Rua José Pinto de Almeida, 488 foi vendido logo após à transferência para a atual sede.