O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, esteve no início da tarde desta sexta-feira, no Edifício Pérola, na Estrada do Bongue, na rotatória da Ponte do Caixão, acompanhando a inauguração da sala de aula no canteiro de obras da Construtora MRV. As aulas, inicialmente, de alfabetização e qualificação de trabalhadores no canteiro de obras da MRV são fruto de uma parceria firmada pelo Sinticompi com a construtora, através da Consfor – formando profissionais.
A primeira aula também contou com a participação do secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Furtuoso, e do diretor de produção da MRV, Túlio Barbosa, além da coordenação da Consfor, que elogiaram a parceria envolvendo o Sinticompi e a construtora. Os alunos receberam material didático, uniformes e calendário das aulas, que acontecerão sempre às sextas-feiras, à tarde.
Inicialmente, 10 trabalhadores da companhia participam deste projeto piloto da MRV, que pretende estender esta iniciativa para outros municípios e estados onde também executa obras. “Estou muito feliz em participar de uma iniciativa pioneira da MRV no desenvolvimento de um projeto em parceria com o Sinticompi, que visa tanto qualificar como alfabetizar trabalhadores”, destaca Milton Costa.
Os cursos de qualificação são voltados para pedreiros e serventes para as áreas de assentamento de blocos e, posteriormente, de acabamento (assentamento de piso e azulejos). Este projeto, conforme o presidente do Sinticompi, visa a promoção de cidadania e sustentabilidade. “Uma das
grandes preocupações da diretoria do Sinticompi é de contribuir tanto para qualificação como a alfabetização dos trabalhadores, uma vez que o setor também está recebendo novas tecnologias e há necessidade de preparar o trabalhador para estas mudanças”, destaca.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124