Interditado alojamento com trabalhadores de obras de novo hipermercado

Um alojamento que abrigava trabalhadores das obras da nova unidade do hipermercado Walmart, em Piracicaba, foi interditado na manhã desta quinta-feira (1°) por estar fora das normas exigidas pela legislação brasileira. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, o local, na Vila Monteiro, apresentava quantidade insuficiente de banheiros e os trabalhadores tinham apenas colchonetes e camas feitas de ripa de madeira da obra para dormir.

De acordo com o presidente do sindicato, Milton Costa, eram 50 trabalhadores nesta situação. O Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) notificou a empresa Plano Engenharia, de São Paulo, que tem até as 17h desta quinta para readequar o local ou realocar os trabalhadores em um hotel. Se isso não ocorrer, a empresa será submetida a multa.

O EP Piracicaba tentou contato com a empresa paulistana responsável pela obra, mas até as 13h20 de quinta não obteve retorno do responsável pela Plano Engenharia, que não atendeu às ligações feitas pela reportagem em seu celular.

A assessoria de imprensa do Walmart informou, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que “recebeu com surpresa a denúncia”. A nota diz, ainda, que “entrou em contato imediatamente com a construtora, pedindo esclarecimentos para tomar as providências cabíveis”, que não foram especificadas na nota, que termina dizendo que “o Walmart não tolera qualquer tipo de atividade fora dos requerimentos exigidos pelos órgãos regulamentadores e possui um rigoroso contrato com seus fornecedores, que prevê multas específicas para o não cumprimento de normas de higiene e segurança no trabalho”.

Fonte: EP Piracicaba

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/