Ministro do Trabalho e Sindicato da Construção assinam “compromisso nacional” em canteiro de obras da MRV

969143_457139594380695_1146239346_nO ministro do Trabalho, Manoel Dias, estará em Piracicaba, nesta terça-feira, 21 de maio, participando de cerimônia que marcará a adesão de três canteiros de obras, localizados em Piracicaba (SP), ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil, que juntos contam com mais de 600 funcionários. O evento acontece às 11 horas, no canteiro de obra do Parque Piazza Navona, à avenida Rio das Pedras, 2.401, bairro Pompeia e contará com as presenças, ainda, do Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santo; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa; do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo, Emílio Alves Ferreira Júnior, e de diretores da MRV.

Com essa iniciativa, os canteiros de obras da MRV se alinham aos propósitos do Compromisso, que é aprimorar as práticas de trabalho, segurança e qualificação de pessoal, além de instituir em suas obras, a figura de “representante sindical” – ações previstas no termo e a solenidade marcará a posse da comissão de trabalhadores, composta por Amanda Moreti Montanari (MRV), Lucas Rogério Pereira (MRV) e Waldennes Pereira da Silva (Empreiteira Lima e Lima). Eles deverão dedicar até duas horas diárias de atenção aos profissionais que atuam nas obras, o que facilitará a apuração de informações sobre condições de trabalho e segurança, dados que deverão ser repassados diariamente à MRV.
Para o presidente do sindicato, Milton Costa, a adesão ao compromisso nacional só vai fortalecer a relação entre a entidade e os trabalhadores, além de mostrar que Piracicaba está em franco desenvolvimento, mas preocupada com a segurança e o bem-estar do trabalhador. “Sem dúvida, a assinatura do compromisso nacional pela MRV só vem reforçar o trabalho que já fazemos, visando garantir trabalho com saúde e segurança”.

O “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção” foi instituído em março de 2012 em iniciativa conjunta do Governo Federal, empresários do setor de construção civil e trabalhadores, representados pelas Centrais Sindicais. O Compromisso tem como foco grandes obras de construção civil e a MRV é a primeira construtora residencial signatária. Cada obra pode ser signatária do Compromisso por 24 meses, período que pode ser estendido por mais seis meses. Esse tempo coincide com a média das obras da MRV. O Compromisso estabelece que cada obra tenha, no máximo, sete representantes sindicais, que podem ser eleitos ou nomeados.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/