Ninguém segura o progresso

Como prevenir acidentes de trabalho nos setores voltados à construção civil.

As exigências do dia a dia do trabalho impõem a todos a obrigação de vigiar quando se trata de saúde e segurança.

Diversos são os desafios relacionados à evolução dos trabalhadores, quanto à alfabetização, formação profissional e conhecimento de novas tecnologias, de forma a manter a execução do trabalho atualizada e segura.

O Sindicato acredita que o conhecimento permitirá aos trabalhadores ações que visem sua segurança e dos colegas. Nesse sentido, desenvolveu o projeto Construção do Saber, de forma tripartite, trabalhou junto ao Senai para romper a barreira da escolaridade nos cursos de qualificação, assim o trabalhador da construção adquire mais conhecimento técnico e prático, sem deixar de lado a segurança.

O trabalho de prevenção de acidentes também conta com a parceria tripartite (Cerest – Órgãos públicos / empresas / trabalhadores), que por meio do CPR (Comitê Permanente Regional) tira encaminhamentos que visam a adoção de medidas de saúde e segurança no ambiente da construção civil.

Os últimos acidentes de trabalho com óbito, que vitimaram 2 trabalhadores, trouxeram a realidade de que é muito importante a avaliação de que as medidas de segurança adotadas têm sido insuficientes e, que o método da árvore de causas deve ser aplicado, vez que sua finalidade é de identificar a origem e os motivos que levaram ao acidente e, de que forma deve ser feita a implementação das medidas necessárias para que novos acidentes não venham a ocorrer.

As empresas precisam entender que a parte técnica (técnicos e engenheiros de segurança do trabalho) deve estar em alerta constante, aplicando as determinações das Normas Regulamentares e orientando aos trabalhadores sobre as medidas de segurança coletivas e individuais.

No mesmo sentido, as empresas que adotam a Gestão de Segurança por meio de políticas integradas com seus trabalhadores também diminuem o risco de acidentes através da orientação constante.

O Sinticompi como representante dos trabalhadores busca caminhos com os quais consiga diminuir consideravelmente os eventos de acidente do trabalho. Têm por slogan de que a Obra Segura e Saudável se embasa em 3 pilares: atenção, formação e atitude.

Nossa fiscalização, quando identifica situações de risco, em vista da não obediência às Normas Regulamentadoras, notifica para correção. Entretanto, em diversas ocasiões, não é atendido. Quando isto ocorre, o Sinticompi tem por obrigação legal denunciar aos Órgãos fiscalizadores (Cerest/Ministério do Trabalho e Emprego/Ministério Público do Trabalho), vez o risco ao qual o trabalhador é exposto.

A desobediência às normas de saúde e segurança, é passível de multa e/ou embargo do local inseguro, nos termos das previsões contidas na legislação trabalhista, assim como nas Normas Regulamentadoras.

Caso sejam verificadas situações em que haja exposição do trabalhador a risco, devem ser denunciadas pelo telefone: 3437-5100

Milton Costa

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/