Sindicato da Construção e Ascopi fecham parceria com o Semae para oferecer curso de pedreiro

WhatsApp Image 2018-01-31 at 12.17.50Ao final do curso, alunos receberam kit completo de pedreiro

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) e a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi) fecharam parceria com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) para oferecer curso de pedreiro na cidade. A assinatura desta parceria, em que o Semae doará 20 kits completo de material para pedreiro, enquanto que o Sinticompi e a Ascopi realizaram o curso, foi assinada nesta manhã de quarta-feira, 31 de janeiro, em encontro no próprio Semae, pelo presidente da autarquia, José Rubens Françoso; pelo presidente do Sinticompi, Milton Costa, e pelo presidente da Ascopi, Ricardo Kraide.

De acordo com Milton Costa, ao todo, serão 20 vagas e as inscrições para os interessados em realizar o curso já podem ser feitas na sede do Sinticompi, na rua José Pinto de Almeida, 295, no horário comercial. As aulas começam no próximo dia 17 de fevereiro e serão realizadas ao longo de 20 sábados, sempre pela manhã, das 8 às 12 horas. As aulas teóricas serão realizadas na sede do sindicato, enquanto que as práticas em canteiros de obras de empresas que integram a Ascopi, também aos sábados pela manhã.

O objetivo desta parceria, conforme Milton Costa, é de possibilitar que os trabalhadores possam se qualificar para atuar no setor. “Com este kit completo, o trabalhador poderá se tornar um microempreendedor, tanto que uma das palestras do curso será de orientação de como proceder”, conta. O presidente do Sinticompi reforça a necessidade de o trabalhador se qualificar para atuar. “O mercado de trabalho é exigente e o trabalhador precisa se qualificar para buscar uma oportunidade de trabalho”, enfatiza.

A doação do kit de material para pedreiro pelo Semae, que vai desde alicates, carriola, colher de pedreiro, desempenadeira, mangueira de nível, régua de alumínio, prumo completo, arco de serra, aplicador para tubo de silicone, bloco de espuma, trincheira, enfim, um total de 20 itens, faz parte de uma contrapartida que a autarquia dá quando faz empréstimos junto à Caixa Federal, dentro do projeto “Guardiões da Água”. Conforme a assistente social do Semae, Eliane Maria Pereira da Silva, neste caso, a contrapartida é pelo empréstimo voltado à ampliação da Estação de Captação de Água do Capim Fino e cumpre a Portaria 21 do Ministério das Cidades, como uma ação social da autarquia.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124 

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/