Sindicato da Construção e Comitê orientam sobre nova norma de segurança em altura

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba estão orientando as construtoras da cidade sobre a NR-15, que trata especificamente sobre o trabalho com segurança em altura. A nova NR, que é um complemento da NR-18, editada no primeiro trimestre deste ano pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, entra em vigor no próximo dia 29 de setembro, e traz uma série de medidas que devem ser adotadas para se trabalhar com segurança em altura.

Dentro deste propósito, o CPR promoveu nesta manhã de sexta-feira, 13 de julho, na sede do sindicato, palestra com o tema “Trabalho em Altura – NR35”, ministrada por Adalberto César Pereira, técnico de segurança e engenheiro industrial mecânico, com graduação em administração da produção e operações, em logística, e pós-graduado em direito do trabalho processual trabalhista. O especialista contou que apesar da nova NR entrar em vigor no dia 27 de setembro, as questões relacionadas aos treinamentos já estão valendo e o curso, que deve ser teórico e prático, deve ter a duração mínima de oito horas para que o trabalhador possa atuar em trabalho em altura. Já as questões relacionadas aos equipamentos de segurança necessários para o trabalho em altura passam a vigorar em setembro, assim como a autorização da empresa para que o trabalhador possa atuar na atividade, tudo prescindido de exames médicos. “Quem descumprir a NR-35 está sujeito a autuações dos órgãos fiscalizadores, como o Cerest e Ministério do Trabalho”, conta Adalberto Pereira.

No entanto, a meta do sindicato, como destaca o seu presidente, Milton Costa, é de desenvolver um trabalho em conjunto com o CPR, de conscientização para as medidas que estão sendo estabelecidas pela nova Norma, que visam unicamente ampliar a segurança em altura. Na construção civil, a maior parte das atividades é em altura. “A nossa meta é garantir o cumprimento da nova Norma, que traz ferramentas para garantir mais segurança no trabalho em altura”, ressalta Milton Costa.

Neste trabalho, o CPR, como conta o seu coordenador, Marcos Hister, estará também fazendo visitas em construtoras da cidade, contribuindo, assim, para ajudar neste trabalho de orientação. “A nossa meta é reduzir os riscos de acidentes”, explica.

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/