Sindicato da Construção vai ajudar a formar líderes no combate ao transmissor da dengue nas obras

1233388_517502938344360_1499570617_nO Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba vai ajudar a engrossar a campanha municipal, desenvolvida pela Prefeitura de Piracicaba, no combate ao mosquito Aedes Aegypts, transmissor da dengue, contribuindo com a formação de multiplicadores que irão atuar nos canteiros de obras espalhados pela cidade, onde foi constado elevado percentual de criadouros. Detalhes desta participação nesta campanha foram debatidos na tarde desta segunda-feira, 23 de setembro, em encontro na Prefeitura, entre o presidente do Sindicato, Milton Costa, com os secretários municipais Miromar Rosa (chefe de Gabinete) e Antonio de Godoy (secretário de Governo), mais integrantes da Secretaria Municipal de Saúde e o diretor do sindicato, Edson Batista dos Santos.

Para o maior êxito deste trabalho, como explica Milton Costa, o primeiro passo será envolver as construtoras da cidade, através da Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba) e as Associações das Marmorarias e de Olarias. A ideia é, a partir deste encontro, dentro de aproximadamente 15 dias, iniciar um trabalho de formação de líderes para atuarem nos próprios canteiros de obras, através da conscientização de cada funcionário para que evitem deixar materiais que possam armazenar água e, posteriormente, virarem criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A Prefeitura, por sua vez, irá preparar material específico para o setor, mostrando como evitar a formação de criadouros, além de ministrar um curso de formação destes líderes, que terão a incumbência de fazer constantemente uma varredura nos canteiros de obras, inclusive com a aplicação de um check list, para maior sucesso deste trabalho. Os cursos de formação dos líderes multiplicadores, inclusive, ficou estabelecido que será promovido na própria sede do sindicato, localizada na rua José Pinto de Almeida, 295, em dia e local a ser definido.

Miromar Rosa destaca que a Prefeitura quer o envolvimento de toda sociedade neste trabalho e entende que a participação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção é fundamental. “É importante ter a consciência de que a dengue mata e não está na Prefeitura, está sim na residência das pessoas, nas obras, no vizinho…. A população precisa se tocar que a situação está ficando cada vez pior e precisa do envolvimento de todos para eliminar este problema”, disse, enquanto o secretário de governo destacou que é preciso ter a clareza de que não se deve deixar água parada em nenhum local, porque vai virar criadouro do mosquito transmissor da dengue.

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/