Sindicato da Construção vai criar cadastro de jovens interessados em atuar no setor

Sindicato da Construção vai criar cadastro de jovens interessados em atuar no setorO Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) vai iniciar o cadastramento de jovens interessados em atuar nos diversos segmentos do setor, como construção civil, pintura, olarias, marmorarias, entre outros. A decisão foi tomada nesta manhã de sexta-feira, 21 de março, durante encontro organizado pelo Sindicato, que contou com a participação de empresários do setor, do gerente do Ministério do Trabalho, Antenor Varolla, assim como de representantes do Conselho Tutelar, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e das secretarias municipais de Trabalho e Renda e de Educação, que estiveram analisando a possibilidade de menores de 18 anos atuarem no setor.

Atualmente, como conta o presidente do Sinticompi, Milton Costa, é proibido, por legislação, menores de 18 anos atuarem em boa parte do setor, em função da periculosidade, entre outras restrições estabelecidas por lei. Porém, há inúmeros relatos de empresários do setor que alegam haver interesse de jovens em atuar no segmento, uma vez que precisam do rendimento que receberiam pelo trabalho para ajudar no sustento da família. De acordo com Oswaldo Schiavolin, presidente da Associação das Olarias de Piracicaba Região, muitos jovens, menores de 18 anos, que residem nas proximidades de olarias acabam sendo barrados na atividade, em função da legislação, e consequentemente, alguns acabam sendo aliciados pelo mundo das drogas, uma vez que muitas vezes não estudam e também não podem trabalhar.

Milton Costa diz que a intenção deste grupo, que se reuniu pela primeira vez, com representantes de diversos setores, tem o objetivo de contribuir para mudar esta realidade, buscando meios para possibilitar que jovens menores de 18 anos possam atuar no segmento, sem ficar expostos a risco e sem descumprir a legislação. Para isso, será criado um grupo de estudo, visando fazer uma análise técnica do local do trabalho a ser oferecido no setor. A proposta é de que o empresariado do segmento elenque as possíveis ofertas de trabalho que possuem e que acreditem possam ser ocupadas por menores. A partir disso, este grupo de estudo, que deverá ser integrado por representantes de instituições de ensino do município, fará a avaliação do local de trabalho oferecido.

Justamente para levantar a demanda de interessados em atuar no setor da construção é que o Sinticompi fará o cadastramento de jovens interessados em atuar no setor. O sindicato fica na rua José Pinto de Almeida, 295.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/