Sindicato dos Trabalhadores da Construção recebe moção da Câmara pelas conquistas obtidas para a categoria

644192_426437607450894_839713319_nA diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba recebeu moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba pelas conquistas que tem obtido para a categoria que representa. A moção foi de iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB), aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, e entregue ao presidente do sindicato, Milton Costa, e demais diretores, durante o pequeno expediente da sessão desta última segunda-feira, dia 11 de março.

No documento, João Manoel dos Santos destaca que os trabalhadores da construção civil são responsáveis pela construção de casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e muitas outras infraestruturas, e que a atual diretoria do Sindicato tem trabalhado incansavelmente para obter grandes resultados à categoria, tendo, inclusive, conquistado o maior piso salarial praticado no Estado de São Paulo, no valor de R$ 1.236,00 para pedreiro, e de R$ 1.016,00 para ajudante. “É maior, inclusive do praticado na capital paulista”, ressalta o vereador.

O Sindicato possui, atualmente, mais de seis mil associados, reflexo do trabalho altamente combativo promovido pela diretoria do Sindicato, inclusive com acompanhamento em canteiros de obras de Piracicaba e região. Milton Costa agradeceu a comenda e disse que quando este atual grupo assumiu a entidade, eram pouco mais de 250 associados.

João Manoel dos Santos ressaltou, no documento, que entre os benefícios conquistados pelo sindicato estão, ainda, melhores condições de trabalho, plano de carreira, cesta básica, café da manhã, café da tarde e plano médico, entre outros. O vereador lembra que há alguns anos atrás os trabalhadores não tinham condições dignas de trabalho, tais como: local adequado para alimentação e banheiros, e hoje, com a cobrança do sindicato, os trabalhadores encontram canteiros de obras com local adequado para alimentação, banheiros com sabonete líquido e papel higiênico, como estabelece a legislação.

O parlamentar enfatiza também as parcerias celebradas pelo Sindicato, tanto com empresas e órgãos públicos, contribuindo para oferecer cursos de especialização e qualificação de trabalhadores para o setor, tais como de mestre-de-obras, elétrica e até mesmo de alfabetização. Isso sem contar a cobrança para que sejam feitos investimentos tecnológicos e a utilização de equipamentos de proteção coletiva, garantindo maior segurança e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes fatais, e irregularidades em canteiros de obras.

Cópias da moção foram entregues ao presidente Milton Costa, assim como ao tesoureiro Edson Batista dos Santos e ao secretário do Sindicato, Raimundo Fátima Teixeira.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/