Sindicato, Prefeitura, Ministério do Trabalho e Cerest discutem cerco aos acidentes na construção civil

Estabelecer medidas e ações para colocar uma espécie de “cerco” a situações e ambientes que podem provocar acidentes de trabalho no setor da construção civil. Foi com este objetivo que aconteceu nesta manhã de sexta-feira, 25 de abril, reunião no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), que contou com a participação do secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro Neto; do gerente do Ministério do Trabalho, Antenor Varolla, e da coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Clarisse Bragantini.

Uma das decisões já tomadas, a pedido do presidente do Sinticompi, Milton Costa, é de que a Secretaria Municipal de Obras remeta periodicamente à entidade a relação de alvarás que foram concedidos tanto para a realização de obras como de reformas. Com reste relatório em mãos, Milton Costa diz que ficará bem mais fácil o Sindicato poder colocar seus fiscais na rua para verificar “in loco” as obras e, consequentemente, se estão sendo respeitadas as normas de segurança, contribuindo assim para evitar que trabalhadores sofram acidentes de trabalho.

De acordo com o gerente do Ministério do Trabalho, Antenor Varolla, o número de acidentes de trabalho no setor voltou a subir, sendo registrado no ano passado um total de 1.165 acidentes. “O setor da construção civil chegou a ficar em sexto no ranking de acidentes, mas, infelizmente, voltou a ocupa o terceiro lugar em 2013”, disse. Diante disso, ele diz quehá necessidade de desenvolver ações para que os acidentes deixem de ocorrer.

Para isso, a ideia é de deixar claro, através de uma série de propostas que foram apresentadas durante a reunião, estabelecendo tanto a responsabilidade de quem está realizando a obra, assim como de quem contratou os profissionais para executá-las, e dos órgãos responsáveis, inclusive estabelecendo sanções e até interdição da obra em que ocorrer desrespeito às normas de segurança. É justamente para dar seqüência à esta discussão que novo encontro acontecerá nos próximos dias, quando novas entidades deverão ser chamadas a participar.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/