Trabalhadores da MRV terão aula de alfabetização em canteiro de obras

10648380_705603816200937_6319202772042192959_oUm grupo de 16 alunos do Conjunto Habitacional Parque Paradiso, localizado na rua Nossa Senhora do Carmo, 505, em Santa Terezinha, ao lado da SP-304, passarão a ter aula de alfabetização no próprio canteiro de obras. A turma e o local em que as aulas de alfabetização serão realizadas foram apresentados nesta manhã de sexta-feira, dia 26 de outubro, a secretários municipais e  representantes do Sesi, e acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, e também pelo diretor da entidade, Edson Batista dos Santos, que no início do ano passado lançaram na cidade o programa “Construção do Saber”, que tem o objetivo de alfabetizar trabalhadores da construção civil.

O Parque Paraíso é uma obra que de construção de 1.344 apartamentos, divididos em 84 blocos, devendo, no seu pico, contar com cerca de 400 trabalhadores. Os alunos terão aula pelo sistema de ensino é do SESI – Programa de alfabetização intensiva – equivalente aos primeiros quatro anos do Ensino fundamental.

Para Milton Costa, a alfabetização do trabalhador é fundamental, uma vez que “vivemos um novo momento e que o trabalhador que não está alfabetizado encontra muita dificuldade em atuar no setor. Por isso, as próprias empresas devem ter interesse em contribuir com este processo de alfabetização, onde todos sairão ganhando. A empresa por ter profissionais mais qualificados e o próprio trabalhador, que mais capacitado, consequentemente, terá melhor remuneração, já que terá possibilidade de desenvolver melhor suas tarefas”, diz o presidente do sindicato, elogiando a iniciativa da Construtora MRV.

No Sindicato também há turma no curso de alfabetização, mas dentro do programa Construção do Saber. Este projeto é desenvolvido numa parceria envolvendo o sindicato, a Secretaria Municipal de Educação e as empresas que atuam no setor da cidade, que integram as Associações das Construtoras, Marmorarias, Olarias e Pinturas.

Através desta parceria, o município entra com o material didático, professor e lanches, enquanto que o sindicato viabiliza o local para a realização das aulas e  o empresariado de liberar o trabalhador uma hora mais cedo para que possa freqüentar as aulas, sem prejuízo salarial. O projeto tem a finalidade de alfabetizar trabalhadores do setor, através de um projeto mútuo, em que os trabalhadores terão duas horas de aula por dia, durante três vezes por semana, com as empresas doando uma hora de trabalho por dia, e a Prefeitura coordenando a parte pedagógica.

Participaram da apresentação os secretários municipais do Trabalho, Sérgio Fortuoso; de Obras, Arthur Ribeiro Neto; de Governo, José Antonio de Godoy; de Desenvolvimento Econômico Tarcisio Mascarim, além de representantes da Caixa Econômica Federal, do Sesi e da Secretaria Municipal de Educação.

 Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/