Trabalhadores que integram pacto por melhoria na construção civil participam de curso de formação

Logo_ConstruçãoTrabalhadores da construção civil de Piracicaba da Construtora MRV, que assinou no ano passado o Acordo Nacional para melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras da construtora, participam nesta terça e quarta-feira, dias 1 e 2 de abril, e curso de formação que estará promovido pela diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo (Feticom-SP), na colônia de férias da entidade, na cidade de Mongaguá. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, que também participa de um debate sobre “A atuação dos Sindicatos e das Comissões de Trabalhadores perante o Termo de Compromisso Nacional”.

O curso tem carga horária de 15 horas e estarão participando trabalhadores das comissões dos sindicatos de Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Itu, cujos sindicatos assinaram com a MRV o Acordo Nacional para melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras da construtora. Neste curso, como explica Milton Costa, serão dados aos participantes conhecimentos técnicos e práticos na implementação da legislação de segurança e saúde do trabalho, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e melhorar a qualidade de vida nos canteiros de obras. É que através deste Acordo, trabalhadores dos próprios canteiros de obras são escolhidos para compor a Comissão, sendo responsáveis por ouvir “in loco” as queixas de funcionários em relação às condições de trabalho e segurança, direitos trabalhistas a alimentação.

Neste curso, também será dado conhecimento aos trabalhadores de seu papel no Compromisso Nacional de Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, assim como explicar o Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre a FETICOM-SP, Sindicatos Filiados e a MRV, além de analisar o conceito de perigo, risco e trabalho; identificar as principais ocorrências de acidentes de trabalho na indústria da construção; analisar as estatísticas de acidentes de trabalho da indústria da construção. Também será descrito os principais itens de implementação da NR-18 nos canteiros de obras e o papel da CIPA nos canteiros de obras.

O evento será aberto às 8 horas, deste dia primeiro de abril, com a participação de diretores da Feticom, sindicatos filiados, da construtora MRV e do governo federal, que será representado por José Lopez Feijóo, secretário especial da Presidência da República. O primeiro tema a ser abordado será “O Papel da Comissão de Trabalhadores perante o Termo de Compromisso Nacional”, por José Lopez Feijóo, enquanto que às 10h30, a assessora do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Simone Rodrigues de Camargo Paladino aborda “O Acordo Coletivo de Trabalho (MRV x Sindicatos)”. Já às 11h30, haverá uma mesa com o tema ”A atuação dos Sindicatos e das Comissões de Trabalhadores perante o Termo de Compromisso Nacional”.

No período da tarde, às 14 horas, o tema será “O Acidente do Trabalho – Conceito Previdenciário”, a ser abordado também por Simone Rodrigues de Camargo Paladino, enquanto que às 16 horas, Robinson Leme falará sobre “Noções Básicas de Legislação Trabalhista”.

O curso tem continuidade no dia 2, quarta-feira, com o tema “Trabalho e Risco”, a ser abordado por Jairo José da Silva, secretário geral da Feticom-SP, enquanto que às 10h30, Robinson Leme falará sobre “Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção”. Já no período da tarde, acontecem discussões e encaminhamentos tirados durante o curso.

Vanderlei Zampaulo – Tb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/