Trabalhadores que integram pacto por melhoria na construção civil participaram de curso de formação

1926915_614525195308800_1764908454_nUm grupo de trabalhadores da construção civil de Piracicaba, funcionários da Construtora MRV, que assinou no ano passado o Acordo Nacional para melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras da construtora, participou de curso de formação e capacitação que terminou nesta quarta-feira, dia 2 de abril, promovido pela diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo (Feticom-SP), na colônia de férias da entidade, na cidade de Mongaguá. O grupo de Piracicaba, liderado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, e pelo diretor-tesoureiro Edson Batista dos Santos, além dos trabalhadores da MRV Amanda Moreti Montanari, Verônica Lucas Rogério Pereira, Felipe Carneiro e Waldennes Pereira da Silva, também foi integrado por diversos assessores da entidade.

O curso, coordenado pelo diretor da Feticom-SP, Robinson Leme, que teve carga horária de 15 horas, reuniu ainda trabalhadores das comissões dos sindicatos de Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Itu, cujos sindicatos também assinaram com a MRV o Acordo Nacional para melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras da construtora.

O diretor da MRV, Sérgio Lavarini, fez questão de participar da abertura do curso, elogiando a iniciativa e dizendo que o “curso é fundamental para que os trabalhadores das comissões possam aprender e aperfeiçoar conhecimentos”. Ressaltou também que “se trata da modernização da relação de trabalho. A MRV é referência nacional neste trabalho”, completou. Já o governo federal foi representado por José Lopez Feijóo, secretário especial da Presidência da República, que enalteceu a iniciativa da Feticom e dos sindicatos. Ele deixou claro que a assinatura do Acordo Nacional é resultada da luta dos trabalhadores na busca por melhore condições de trabalho e elogiou a iniciativa tanto da direção da Feticom-SP como dos seus sindicatos filiados que decidiram encampar este pacto. “É um grande avanço, uma vez que garante a representação do sindicato no local de trabalho”, ressaltou.

Neste curso, como explica Milton Costa, foram dados aos participantes conhecimentos técnicos e práticos na implementação da legislação de segurança e saúde do trabalho, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e melhorar a qualidade de vida nos canteiros de obras. É que através deste Acordo, trabalhadores dos próprios canteiros de obras são escolhidos para compor a Comissão, sendo responsáveis por ouvir “in loco” as queixas de funcionários em relação às condições de trabalho e segurança, direitos trabalhistas a alimentação.

Logo após a sua abertura, o curso teve palestra da assessora do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Simone Rodrigues de Camargo Paladino, que falou sobre o tema “O Acordo Coletivo de Trabalho (MRV x Sindicatos)” e “O Acidente do Trabalho – Conceito Previdenciário”. Já os diretores da Feticom-SP, Marcelo Rodolfo da Costa e Milton Costa falaram sobre “A atuação dos Sindicatos e das Comissões de Trabalhadores perante o Termo de Compromisso Nacional”. enquanto que Robinson Leme abordou “Noções Básicas de Legislação Trabalhista”. O tema “Trabalho e Risco”, foi exposto por Jairo José da Silva, secretário geral da Feticom-SP, enquanto que Robinson Leme falou, ainda, sobre “Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção”.

Vanderlei Zampaulo – Tb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/